Está tudo bem.

Os últimos acontecimentos no mundo estão mudando o comportamento das pessoas. Acreditamos que é uma oportunidade para refletir e reaprender atitudes e hábitos que costumamos ter.

Reunimos algumas dicas que estamos colocando em prática:

 

1. VÁ ATRÁS DAS NOTÍCIAS BOAS

Atualmente estamos sendo bombardeados com muitas notícias 24h por dia. A inclusão e acessibilidade sobre o que está acontecendo no mundo é realmente bom. Mas use isso se forma saudável para a mente e psicológico. Pessoas próximas que já sofriam de ansiedade estão sendo exaustivamente consumidas pela negatividade e pessimismo. Claro, “é melhor prevenir do que remediar”. Mantenha as orientações de higiene, quarentena, alimentação saudável e prática de exercícios (em casa, por enquanto). Quando for acessar a internet, procure sempre notícias leves, amenas e otimistas.

 

2. DESACELERE, AGRADEÇA

São tempos para diminuir o ritmo frenético que estamos acostumados: tudo para ontem, focados em produção e resultados imediatos. Está tudo bem descansar um pouco e purificar mente e corpo. Apreciar um tempo que “não tínhamos”, ficar mais próximo da nossa família e ter conversas mais profundas.

Agradecer por tudo que temos na nossa vida, pelas pessoas que estão na “linha de frente” cuidando dos contaminados, pelas pessoas que trabalham em áreas essenciais para assegurar nossa mínima infraestrutura.

São dias de empatia, paciência, compreensão e altruísmo.

 

3. CRIE NOVOS HÁBITOS SAUDÁVEIS

Independente se estamos em home office ou dispensados temporariamente do trabalho, é perceptível o tempo livre que apareceu pra nós nos últimos dias.

Essa é a oportunidade para colocar em prática aquele hobby que ficou parado, começar a meditar, fazer prática de algum exercício em casa, começar a cozinhar sua própria comida (orgânica) saudável, ter mais tempo de qualidade com as pessoas, fazer o curso online de algo que tinha muita curiosidade, ler o livro que está na cabeceira há tempos, assistir aquele filme e/ou série com a família, limpar toda a casa, rever o que pode ser doado do seu guarda roupa para pessoas que realmente precisam, listar coisas que te faz feliz e coisas que você faz no dia a dia e compará-las… Atividades não faltam.

 

4. RECONECTE-SE COM PESSOAS IMPORTANTES E COM VOCÊ MESMO

Esse item junta um pouco do antigo (hobby, meditar, exercícios…) e com o tempo livre que temos agora para saber como as outras pessoas realmente estão. Muitas pessoas (nós esperamos e acreditamos) estão em casa. Se está sozinho, ligue para a família e amigos de vídeo chamada para saber como estão. Se está com a família, tente passar mais tempo junto.

É uma oportunidade única de poder ter tempo de qualidade, sem precisar ficar preocupado com o celular, trabalho ou qualquer assunto externo. As outras pessoas vão se sentir valorizadas e importantes.

 

5. E DEPOIS DE ISSO TUDO PASSAR?

Já refletiu como vai ser depois da pandemia? Seus novos hábitos vão continuar ou você vai manter o mesmo estilo de vida anterior? Conseguiu compreender como um abraço e contato mais próximo faz falta? Vai manter o tempo de qualidade com as pessoas mais relevantes na sua vida? Vai tentar manter a positividade apesar dos baixos na vida?

 

É uma época difícil em que os detalhes fazem a diferença.

Está tudo bem descansar ou produzir. O importante é se sentir bem. É fazer o que achar melhor para você.

O essencial é pensar no coletivo, cuidar de você e dos outros vulneráveis.

Vamos manter a calma e ter equilíbrio.